6 Testes de autoconhecimento gratuitos para sua carreira

Talvez você não saiba que o Spotify tem, em seu catálogo, mais de 40 milhões de músicas. E que a Netflix, até 2019, oferecia mais de 3.300 filmes na América Latina (número certamente maior em 2021). Mas o que você sabe é que, mesmo com essa infinidade de opções de conteúdo, você não toma tanto tempo assim escolhendo sua playlist favorita ou gênero de filme pra assistir no fim de semana, né? Afinal, você sabe o que te agrada!

Conhecer a si mesmo/a é um exercício não apenas divertido, mas de sobrevivência. Afinal, como tomaríamos melhores decisões em nossa vida se não tivéssemos a menor ideia do que nos traz felicidade, satisfação, motivação e produtividade? Falar de autoconhecimento sobre música, séries, comida e esporte é mais fácil. Essas atividades de lazer e interesse nos acompanham desde muito cedo na vida, na maioria dos nossos contextos sociais e familiares. Somos estimulados a pensar sobre isso, tanto porque são áreas extremamente sociais (e somos seres sociais!) quanto simplesmente porque… é bom 🙂

Mas e quando levamos a ideia de autoconhecimento para o contexto profissional?

Com qual frequência você pára e reflete sobre temas como:

  • Quais são meus traços mais fortes de personalidade e como eles influenciam no meu trabalho?
  • Quais atividades me excitam? E quais me desmotivam?
  • O que é importante pra mim no ambiente de trabalho? O que é irrelevante?
  • Afinal, o que gostaria para minha carreira? Estou feliz onde estou?
@lucasschuch

Muitas vezes, não temos o hábito simples de abrir um caderno, fazer aquele café coado, colocar nossa playlist favorita (olha ela aí!) e… pensar sobre nossa carreira. Afinal, o algoritmo da Netflix (ou do seu streaming preferido) é meio como as “forças externas” no seu contexto profissional: ele está ali sempre te sugerindo outras opções, às vezes te tirando do seu foco e te conduzindo para caminhos que, muitas vezes, você nem nota – mas você sabe que tem, se quiser, total autonomia para parar o controle e pensar “afinal, o que eu quero assistir?”.

Para te ajudar nesse processo, listamos a seguir 6 testes de autoconhecimento online e gratuitos (e em português!). Escolha seu favorito, e faça-o de tempos em tempos. E mais: desbrave outros mecanismos! Há centenas de ferramentas disponíveis por aí, muitas delas super simples, pra te auxiliar a pensar sobre a própria carreira e tomar melhores decisões 🙂

  1. WingFinder

Este teste, criado pela Red Bull com psicólogos da University College de Londres e Columbia University de Nova York, é divertidíssimo! Ele faz uma avaliação da sua personalidade com foco nas habilidades e atividades que você tende a desempenhar bem, de forma natural. 

Por que recomendamos: a experiência na realização do teste é única. Você irá se surpreender com a forma como as perguntas são feitas. E os resultados são super aplicáveis.

  1. 16 Personalities

Um dos testes de traços de personalidade mais usados no mundo, baseado nas teorias psicanalíticas de C. Jung e de Katherine Briggs (o reconhecido MBTI®).

Por que recomendamos: o teste aprofunda os cruzamentos dos seus cinco traços de personalidade (conhecidos como Big Five, uma outra teoria psicanalítica sobre personalidade). Além disso, sua validade tem reconhecimento global – e adoramos essa credibilidade!

  1. Estilo de Produtividade

Teste suuuper simples do Runrun.it, desses que lembram aqueles testes antigos de revista impressa (geração Z, não nos julgue!). Ainda assim, dá insights legais sobre o que, aparentemente, tende a ser seu estilo de organização e produtividade.

Por que recomendamos: gestão de tempo e produtividade é uma habilidade eterna, né? Todo mundo precisa, em todo contexto possível, em toda época. E, assim como outras habilidades, há perfis distintos em sua aplicação – e conhecê-los pode ser um atalho para desenvolvê-la!

  1. Âncoras de Carreira

Vamos falar de valores e parâmetros que te motivam no ambiente profissional? O que é alavanca e o que é barreira para você? Este teste da Robert Half, uma das maiores empresas de recrutamento e seleção do mundo, te ajuda a aumentar sua percepção sobre as “âncoras” que mais influenciam sua experiência profissional.

Por que recomendamos: adoramos unir os dois mundos – opções mais inovadoras (começamos com o WingFinder!) e mais tradicionais. O teste Âncora de Carreiras já completa seus 50 anos de criação, e segue útil!

  1. DISC

Assim como o 16 Personalities, o DISC (Disc Assessment) é mais uma ferramenta com base teórica de traços de personalidade, mas com um foco maior na avaliação comportamental. O teste se baseia em um conjunto de perguntas e respostas, geralmente com 40 perguntas ou menos, e 4 alternativas para cada pergunta. Muuuito simples!

Por que recomendamos: amplamente usado por muitas empresas no diagnóstico comportamental de seus colaboradores, como ferramenta de autoconhecimento e construção de plano de ação! (Há algumas versões do DISC disponíveis na internet, nem todas gratuitas. Optamos por um link gratuito acima, e recomendamos que explore outras versões!).

  1. Roda da Vida

Por fim, uma ferramenta bem clássica para autoreflexão – inclusive, para muito além do ambiente profissional. De forma bem visual, você consegue refletir sobre sua satisfação e plenitude em todas as áreas da sua vida, e como gostaria de estar em cada uma delas. Excelente para um ponto de partida mais amplo!

Por que recomendamos: a Roda da Vida é ótima para aquele sentimento que muitos de nós temos, às vezes, de “estou me sentindo perdida/infeliz/não satisfeito com minha vida, de forma geral”. Muitas vezes, a insatisfação no trabalho não é exatamente no trabalho – mas influenciada por algum outro aspecto ou identidade da sua vida. E esta ferramenta te ajudará a identificar isto 😉

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com sua rede e confira outros temas relacionados aqui no blog da Pulsos.

Publicado por Luiz Gustavo Lo-Buono

Fundador da Pulsos, consultoria para equidade racial em empresas. LG é um homem cis negro e gay, mineiro (de alma e coração) e apaixonado por neurociências e comportamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: